segunda-feira, 30 de novembro de 2009

32Bits X 64Bits: Entendendo as Diferenças.

Esses dias estava pensando em colocar um sistema operacional de 64bits, em minha máquina, uma vez que ela suporta tal configuração, e grande parte de sua potencia é inutilizada com o sistema de 32bits que eu tenho.

Depois eu vi que não sabia ao certo, se isso iria trazer ganhos substânciais pro meu pc. Então pesquisando um pouco notei que existem muitas pessoas com essa dúvida!

Primeiro um vídeo do Olhar Digital, que explica grande parte do assunto:



Quando falamos de processadores com 16, 32, 64, bits estamos referindo aos bits internos, o que representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez.

Suponha, que você trabalhe em uma empresa utilizando apenas editores de texto, estilo word. Sendo improvável que você faça grande operações e memória. Nesse caso um sistema de 64bits, seria uma má escolha, porque o potencial da máquina não seria utilizado, tornando em alguns casos as operações até lentas.

 Agora imagine que irá trabalhar com grandes edições de vídeos... Um processador, e um S.O 64 seriam perfeitos pois as tarefas que ocorrem são pesadas, e utilizam bastante RAM.

Finalizando percebe-se que, ao invés, do que muitas pessoas pensam,(inclusive eu) trocar o sistema da máquina por um maior, não se trata apenas de velociade, mas sim de capacidade.
Um conjunto de 64 bits, aumentaria a capacidade da máquina e, em alguns casos a velocidade, que poderá ou não, ser realmente utilizada
Tendo em vista isso percebe-se que em máquinas que executam tarefas simples, não é recomendado grandes sistemas de memória como o de 64.

Obrigado, e comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário