quarta-feira, 14 de abril de 2010

AEROGEL, O material mais leve, e mais caro do mundo.


O aerogel é um material mesoporoso(cujos poros tem de 2 a 50 nm de diâmetro), derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituída por um gás. O que resulta é um material extremamente leve ainda sim muito resistente, muito pouco denso, e com várias propriedades diferenciadas, das quais se destaca na eficiência de isolamento térmico e elétrico, transparência, e difusão de luz. Recebendo o iminente apelido de fumaça sólida.

O aerogel foi desenvolvido em 1931 por Steven Kistler, e hoje em dia é usado para recolher poeira da cauda de cometas em aeronaves.
O material pesa 3 gramas por centímetro cúbico. Se é difícil imaginar algo assim, então pense que o ar que respiramos tem uma densidade de aproximadamente 1,1 enquanto o aerogel tem 1,5. Ou seja ele é um sólido quase da mesma densidade que ar.
Os aerogéis são normalmente compostos de 90% a 99,8% por cento de ar puro, e em relação a sua estrutura, lembra uma esponja, uma vez que suas moléculas se dispõem na forma de redes de nanopartículas interligadas.
Porém, o termo aerogel é usado de forma errônea uma vez representa a forma que as partículas se organizam, não do que é composto uma vez que diversos materiais podem formar aerogéis.

2 comentários:

  1. "O material pesa 3 gramas por centímetro cúbico."
    Essa informação está correta? Não seria miligramas?

    ResponderExcluir