sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CONHEÇA A REALIDADE AUMENTADA !

Se pensa que objetos saltando para fora da tela são coisas impossíveis, e de filmes de ficção científica... Conheça a Realidade Aumentada!!!
Um dos assuntos mais comentados nas feiras e convenções por todo o mundo é a Realidade Aumentada(RA). Um tópico muito extenso e polêmico que eu tentarei resumir para vocês.
O que É?
De forma bem rápida, a realidade aumentada é uma nova tecnologia que reproduz algumas imagens 3D quando se aponta uma câmera a uma figura 2D. Mais especificamente ela é a combinação de uma código de duas dimensões com um programa de computador que permite que o "mundo virtual" seja misturado ao real.
Esse é um exemplo de realidade aumentada, no qual o jogador de base ball não existe realmente, ele é uma imagem 3D.
Um pouco da História...
A realidade aumentada surgiu de uma idéia muito simples. Já que os códigos de barra não conseguiam cumprir mais com a tarefa de carregar todas as informações necessárias, pesquisadores desenvolveram imagens com duas dimensões que podiam armazenar muitos dados e projetar objetos imaginários através de uma filmagem do mundo real. Se quiser conhecer mais a fundo códigos de barra e símbolos 2D que formam as R.A.s , acesse o site do Baixaki.
Como Funciona:
1ª Informações são associadas a um marcador 2D de referencia.
2ª É preciso apontar uma Webcam, celular, câmera, algo que consiga enxergar o marcador.
3ª O processador da câmera usada entende a informação vista e faz uma projeção ligada a ele em tempo real.
O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.
Aplicações:
A R.A não tem limites, ela pode ser usada para qualquer coisa desde jogos e filmes, até ajudar processos de mecânica ou medicina com alguma aplicações remotas.
Por exemplo, atualmente, já existe um jogo projetado pela Sony (não sei se já foi lançado ) chamado Eye Pet que usa a tecnologia da realidade aumentada para produzir um "bichinho de estimação" virtual que é filmado por uma câmera especial do software, que é projetado na TV.
No jogo será possível a interação da pessoas com o animal, até com desenhos o programa pode brincar.
Veja você mesmo que impressionante o vídeo:
Outro exemplo de realidade aumentada é a campanha "Doritos Sweet Chili" feita pela fabricante do salgadinho, ela funciona da seguinte forma: Uma pessoa compra o novo produto que vem com um código de R.A no fundo da embalagem, posiciona a imagem para uma webcam e a animação começa, saindo um bichinho 3D na tela.
Se quiser entre no Site do Doritos, e veja.
Vou disponibilizar mais esse vídeo que explica brevemente a tecnologia e mostra algumas aplicações.
Bom é isso a R.A é muito legal, porém o melhor mesmo é essa onda ainda está no começo, daqui pra frente tal tecnologia vai está cada vez mais presente em nossas vidas, e a cada dia mais estará muito melhor desenvolvida, abrindo para nós as portas de um novo mundo ainda muito pouco explorado.

2 comentários: